Cuidados a ter na instalação de Ar Comprimido

/
/
Cuidados a ter na instalação de Ar Comprimido

Procedimentos a seguir para otimizar a Central de Produção do Ar Comprimido.

Compressores de ar lubrificados e secadores de refrigeração:

  • Verificar diariamente o nível do óleo do tanque separador. Com o compressor parado, se o compressor estiver equipado com um visor do tipo lente, o nível correto é com o óleo a cobrir totalmente ou quase totalmente o visor. Com o compressor em funcionamento o nível de óleo descerá, mas nunca deve estar baixo de meio do visor. Existem compressores com outro visor de nível do tipo tubular, em que o óleo deve estar no indicador máximo, com o compressor parado. Com o compressor em funcionamento o nível desce, mas nunca deve estar abaixo do mínimo. E existem ainda outros visores de nível de óleo do tipo boia em que é mostrado um indicador verde ou vermelho. Neste caso, com o compressor parado, o óleo deverá estar no nível máximo do verde e em funcionamento deverá estar a meio do verde.
  • Sempre que se acrescenta óleo ao compressor, este deve ser igual ao que está no interior do tanque. Pois se adicionar óleos de diferentes viscosidades, estes não se misturam e a lubrificação não será uniforme.
  • Manter a central de ar comprimido limpa, livre de pó e de partículas abrasivas e a uma temperatura ambiente baixa, sempre inferior a 46º C.
  • Verificar se o radiador de ar/óleo está limpo. Se o radiador se encontrar colmatado deve-se aspirar o pó ou soprar o radiador com uma pistola de sopro, no sentido de dentro para fora do compressor.
  • Se a atmosfera da central de ar comprimido estiver contaminada com pó, o radiador deve ser aspirado ou soprado, todos os dias. Se o compressor possuir no chassis, uma manta de filtragem do ar, esta deve ser limpa com pistola de sopro, soprando de dentro para fora.
  • Efetuar as purgas manuais dos filtros de linha diariamente. Os elementos dos filtros de linha devem ser substituídos todos os anos para evitar a saturação. No reservatório, efectuar a purga manualmente todos os dias. Se a purga for automática clicar no botão teste para que a purga se faça de modo instantâneo. Se o compressor possuir separador de condensados, verificar se a purga está a funcionar correctamente.
  • Verificar a temperatura do ponto de orvalho do secador de refrigeração. Dependendo da marca e modelo, esta temperatura pode ser mostrada por mostrador digital, manómetro, indicador luminoso ou indicador verde/vermelho. Quando a temperatura está dentro dos valores normais é mostrado o indicador verde. Saindo fora dos valores normais acende-se um LED vermelho (nos modelos aplicáveis). Geralmente, os valores normais do ponto de orvalho então compreendidos entre 3 e 8º C. Para temperaturas acima de 10º C, é expectável que comece a aparecer água na linha. Verificar se a purga de condensados do secador está a funcionar correctamente.